SINAIS QUE AS PESSOAS INVEJOSAS EMITEM

Você costuma ter facilidade para identificar a inveja? Conhecer os sinais que pessoas invejosas emitem é uma forma de se proteger e entender melhor esse comportamento. Indivíduos assim tendem a fazer comentários negativos e desmerecer as conquistas dos outros simplesmente porque desejam estar no lugar deles.

Siga a leitura para entender quais sinais são esses e como eles se manifestam. Além de funcionar para identificar a inveja nos outros e se proteger, poderá perceber quando for você a se sentir assim. Então, poderá fazer algo a respeito para evitar que se torne prejudicial.

O que é a inveja?
A inveja é um tipo de angústia que uma pessoa sente ao ver que um terceiro tem algo que ela gostaria e não tem. Perceba que não se trata de desejar alcançar um patamar igual ao outro e sim desejar exatamente o que é dele.

Basicamente, o indivíduo invejoso sofre com o sucesso de um colega e deseja ocupar aquele lugar. Ou seja, ele não deseja também se tornar bem sucedido e sim “tomar” o que é do outro, de modo a se sentir superior.

Uma consequência bastante comum da inveja é o recalque, que leva um indivíduo a desdenhar do que o outro possui e ele não tem. Ainda em referência ao exemplo anterior, por não alcançar o mesmo sucesso do colega, o invejoso começa a colocar defeitos na carreira dele. Esse é um mecanismo de defesa da mente para evitar a frustração.

Embora seja um sentimento natural do ser humano, veja que a inveja não é positiva de nenhuma forma, ela apenas traz angústia e prejudica relacionamentos. Por isso, é importante buscar o autoconhecimento para identificar comportamentos relacionados a esse sentimento e buscar resolvê-los antes que se tornem prejudiciais.

Sinais que as pessoas invejosas emitem e dicas para identificá-los
Para te ajudar a identificar a inveja com mais facilidade, seja no seu comportamento ou de terceiros, preparamos uma lista com os principais sinais que pessoas invejosas emitem. Acompanhe e aproveite para fazer uma autorreflexão e verificar se costuma agir dessa maneira no seu círculo de convivência.

1. Demonstra incômodo com o sucesso alheio
Quando uma pessoa se demonstrar incomodada com o seu sucesso, fique alerta, pois pode ser sinal de inveja. Afinal, o fato de você ter conquistado algo não impede que ela também se desenvolva. Porém, como já mencionamos, o invejoso deseja o que é do outro e é exatamente daí que vem o incômodo.

2. Parece estar o tempo todo em uma competição
Para uma pessoa invejosa, tudo é motivo para competição, porque ela está o tempo todo tentando suprir sua insegurança se mostrando superior. Isso torna seus relacionamentos complicados, porque, na maioria das vezes, os demais não estão interessados em competir. Por essa razão, muitos costumam se afastar de indivíduos assim.

3. Imita ações das outras pessoas
Você já conviveu com alguém que parecia imitar as suas ações? É claro que, na vida, é natural que coincida de pessoas próximas terem atitudes parecidas. Mas, no caso do invejoso, essa imitação ocorre em sequência. A pessoa compra as mesmas roupas, vai ao mesmo salão de beleza, decora a casa no mesmo estilo e assim sucessivamente.

Por mais que esse comportamento possa ser fruto de admiração em alguns casos, não é algo natural. Afinal de contas, mesmo que possamos nos inspirar nas escolhas alheias, devemos sempre colocar nossa personalidade nas ações que tomamos.

4. Faz comentários negativos sobre terceiros com frequência
Uma pessoa que faz comentários negativos sobre terceiros o tempo todo, possivelmente o faz por conta da inveja. Trata-se de um mecanismo de defesa para não se sentir inferior, porque através desses comentários tenta diminuir as conquistas dos outros para se sentir superior.

5. Se vangloria ao máximo os seus feitos e conquistas
Quando uma pessoa invejosa conquista algo, fica se vangloriando ao máximo do ocorrido. Esse é um comportamento que também se origina da insegurança. A cada comentário que faz aos outros sobre si mesma e seus feitos, está, na realidade, se esforçando para acreditar em seu valor.

6. Demonstra satisfação quando algo de ruim acontece a um terceiro
Quando uma pessoa demonstra satisfação ao ter conhecimento de algo ruim que acontece a um terceiro, este pode ser mais um sinal de inveja. Por mais que possa ser alguém que ela não goste, se sentir feliz com o sofrimento alheio demonstra total falta de empatia e o desejo de ver o outro mal para se sentir superior.

7. Tenta tirar o crédito do sucesso do outro
Sempre que fica sabendo de um feito de alguém, a pessoa invejosa tenta tirar o crédito do sucesso do outro. Alguns exemplos de comentários relacionados a situações do cotidiano são: “Comprou um carro novo, mas financiou em inúmeras parcelas”; “A casa nova dela é linda, mas alugada”; “Fulana emagreceu, mas com cirurgia”.

Perceba que, logo após a constatação do fato, vem um “mas” que tenta diminuir a conquista do outro. Esse tipo de comentário é típico do invejoso que, ao menosprezar terceiros, acredita que irá se sentir mais confiante.

8. Faz perguntas desconfortáveis sobre as conquistas alheias
O oitavo sinal que as pessoas invejosas emitem tem total relação com o anterior, a diferença é que, em vez de descredibilizar o sucesso alheio fazendo comentários para terceiros, ela o direciona para a própria pessoa. Isso costuma ser feito na forma de perguntas que geram desconforto porque, muitas vezes, tratam de detalhes pessoais.

9. Age de modo a prejudicar aquele de quem sente inveja
O último sinal da lista é aquele que aparece em casos mais avançados de inveja, quando a pessoa, além de desejar o que é do outro, age de modo a prejudicá-lo. Esse é um comportamento muito perigoso e nocivo, especialmente no ambiente de trabalho. Ao identificar um colega assim, é preciso se manter alerta e comunicar os supervisores no caso de uma ação desse tipo ser concretizada.

E então, já identificou algum desses comportamentos em uma pessoa próxima? Nesse caso, o melhor a fazer é se afastar e buscar tratar apenas de assuntos que forem necessários, sem compartilhar detalhes da sua vida.

Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais para levar a reflexão adiante!