Ministério da Saúde alerta risco de poliomielite em 312 municípios

Ministério da Saúde alerta risco de poliomielite em 312 municípios

A doença não é registrada no Brasil há 28 anos; a falta de vacinação é causa a ameaça

O Ministério da Saúde considera o risco de surto de poliomielite em 312 municípios do país. A maioria deles está no estado da Bahia. Segundo o governo, a ameaça é causada pela pendência dos pais em vacinar os filhos.

A poliomielite não é registrada no país há 28 anos. A doença é causada por um vírus que age no intestino, sendo desenvolvida principalmente em crianças com menos de 4 anos de idade. Em casos mais graves, as complicações podem levar a sequelas como insuficiência respiratória.

A prevenção é feita pela vacinação. As doses são aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida. A vacina ainda deve ser reforçada aos 15 meses e posteriormente entre 4 e 6 anos de idade.

Os principais sintomas são infecções respiratórias, febre, dor de garganta, náuseas e prisão de ventre. A transmissão pode ocorrer por meio da saliva, fezes ou a ingestão de água ou alimentos contaminados.

O ministério da Saúde está recomendando aos governos estaduais e municipais que intensifiquem a prevenção, incluindo campanha em escolas e creches.

fator37

Post Relacionado
Deixe um Comentário